Seleção Documental - nº 50

Sobre

Editorial

Os avanços em Inteligência Artificial (IA) acontecem, em grande parte, devido às pesquisas que tratam de investigar novas técnicas de programação e algoritmos. Estas novas técnicas são capazes de modelar a nossa realidade e, com base em seus resultados, uma nova geração de máquinas totalmente automatizadas – e que trocam informações entre si – está se apresentando na chamada “Internet das Coisas” da indústria 4.0.

Muitas pesquisas são direcionadas à criação de modelagens inéditas que geram novos algoritmos, criando assim sistemas operacionais de análises e de tomadas de decisão mais robustos e eficientes. Estes sistemas permitem novos e inovadores processos de análises e de produção que são atualmente utilizados em inovação tecnológica para diversos fins. Entre estes novos sistemas estão os modernos sistemas operacionais computadorizados dedicados a processos de troca de dados de informação entre máquinas. Estes sistemas são construídos com novos tipos de algoritmos diferentes dos originados dos fundamentos da Lógica Clássica, que é a base de nossa tecnologia e, no entanto, é sustentada por princípios estritamente binários.

A Revista Seleção Documental, em seu numero 50, traz pesquisas relacionadas à “Internet das Coisas”, que é uma extensão da Internet atual, na qual uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros são vinculados a sensores e conexão com rede, sendo capaz de coletar e transmitir dados. Essas pesquisas utilizam técnicas relacionadas às Redes Neurais Artificiais – RNA e a outros modernos processos de gestão de Ativos que atuam com lógicas não clássicas, mais precisamente a denominada Lógica Paraconsistente.

Em seu primeiro artigo, a Revista Seleção Documental n. 50 mostra uma aplicação das lógicas não Clássicas, na qual os autores utilizam a Lógica Paraconsistente Anotada (LPA) em um processo de gestão de ativos. Segundo os autores, este tipo de gestão tem se mostrado cada vez mais essencial às corporações devido a sua filosofia de acompanhamento de todo o ciclo de vida dos ativos. Neste trabalho, foi utilizado algoritmos da Lógica Paraconsistente para as análises e interpretação dos dados de vida dos ativos em conjunto com o processo estatístico da Distribuição de Weibull de 3 parâmetros. Os resultados obtidos foram promissores e, de acordo com os autores, impulsionarão novas pesquisas que deverão ser desenvolvidas com essa técnica de análise.

No segundo artigo, os autores trazem um estudo bastante interessante que trata de procedimentos utilizados na indústria 4.0 com a chamada “Internet das Coisas”. Este artigo tem por objetivo implementar a integração de um controlador lógico programável (PLC) ao sistema operacional de um dispositivo móvel, com base nos conceitos da internet industrial das coisas (IIoT). Portanto, segundo os autores, o estudo oferece recursos técnicos para possibilitar alguns meios de conectividade de níveis hierárquicos da automação industrial via internet, para uma estrutura de indústria 4.0.

No terceiro e último artigo, é apresentado técnicas de Inteligência Artificial (IA) com as Redes Neurais Artificiais – RNAs. Neste trabalho, os autores retratam uma aplicação de RNA de arquitetura com duas camadas ocultas, utilizando o algoritmo Backpropagation para o reconhecimento de padrão de imagem digital. Após o treinamento e testes de generalização foram apresentados os resultados no reconhecimento de imagem cujos valores indicam que o modelo desenvolvido apresenta comportamento satisfatório e com condições de aplicação direta nas técnicas de Inteligência Artificial.

Os três artigos apresentados trazem ideias bastante inovadoras e que podem ser prontamente utilizadas agregando valor às novas tecnologias que estão a cada momento surgindo no mercado. Desse modo destaca-se aqui, que a Revista Seleção Documental com esta edição n.50 vem cumprir mais uma etapa na sua função de documentar e divulgar os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas no Brasil.

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho