Seleção Documental - nº 43

Editorial

Técnicas inovadoras fundamentadas em relevantes pesquisas trazem resultados promissores para que sistemas de automação e controle fiquem cada vez mais eficientes em suas tarefas. Pesquisas que trazem novas formas de informatização nos processos industriais colaboram para o aumento do índice de qualidade e para uma produção industrial de modo sustentável sem exaurir as fontes de energia do nosso planeta.

Pesquisas que envolvem técnicas de Inteligência Artificial, buscam modelos otimizados que possam simular a realidade. Entre estas, uma das mais importantes trata das Redes Neurais Artificiais (RNA). Seguindo as ultimas referências em pesquisas tecnológicas, a Revista Seleção Documental neste número 43, traz neste volume 4 relevantes trabalhos que contribuem fortemente para a inovação em Inteligência Artificial.

Em seu primeiro artigo, é feito um importante relato no qual os autores apresentam as Redes Neurais Artificiais (RNA) como uma ferramenta precisa no diagnóstico de falhas em Transformadores de alta potência. Os autores utilizam as RNA como ferramentas computacionais para auxiliar as equipes dos laboratórios de teste das distribuidoras de energia elétrica onde detectam anormalidades através da Análise de Gases Dissolvidos em óleo isolante que envolve os enrolamentos dos transformadores.

No segundo artigo, os autores apresentam um modelo de automação e controle na forma de um simulador. Por meio do simulador é feito – com base em sistemas digitais de controle – o estudo dos recursos de um controlador proporcional, integral e derivativo (PID). Neste trabalho, os autores ainda fazem uma comparação de valores de respostas encontradas através de softwares matemáticos específicos com os resultados obtidos em controlador digital de mercado.

No terceiro artigo, os autores apresentam uma interessante pesquisa na qual utilizam a espectroscopia Raman como uma ferramenta importante no controle de qualidade de Óleos lubrificantes. Valores obtidos por espectroscopia Raman ajudam na classificação de amostras de óleo lubrificante em função de sua classificação em órgãos oficiais de controle. Segundo os autores a técnica Raman aplicada à identificação das diferenças espectrais decorrentes das diferentes especificações, encontradas nos óleos lubrificantes automotivos, pode ser um fator crítico de sucesso para classificar aqueles que atendem a diferentes requisitos técnicos estabelecidos pelas agências e entidades reguladoras.

No quarto e último artigo desse volume, os autores utilizam um software de simulação matemática para analisar as respostas transitórias ao distúrbio em forma de degrau unitário inserido em Funções de transferências de blocos de automação e controle Segundo os autores a utilização da técnica é importante quando se deseja determinar como será a resposta do sistema de controle em cada situação real do processo.

Sabe-se que as pesquisas necessitam ter seus resultados divulgados para que novas ideias surjam sustentadas por conhecimentos anteriores e assim ideias e novos produtos possam ser continuamente renovados.

A Revista Seleção Documental no seu décimo primeiro ano de publicação vem cumprindo este importante papel de divulgar resultados e armazenar informações, contribuindo assim com o avanço das pesquisas, principalmente na importante área de Inteligência Artificial.

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho