Seleção Documental - nº 44

Sobre

Editorial

 

Pesquisas direcionadas às investigações de novas formas de tratamento de sinais, bem como aos novos métodos de interpretações de resultados têm muita importância na melhoria da comunicação entre máquinas e pessoas. Estas buscas de aprimoramentos nas comunicações resultam em modelos computacionais capazes de simulações de processos de controle bem próximos da realidade. Estas ferramentas computacionais com base em algoritmos que compõem estes modelos são utilizadas em simulação de Robôs e outras técnicas bastante inovadoras tais como as que tratam de Realidade Virtual e, mais atualmente, a denominada Realidade Aumentada (RA). Estas inovações tecnológicas fazem parte da Inteligência Artificial e permitem que possamos obter produtos com maior qualidade e com menor perda de energia em um ambiente sustentável. Permitem também armazenar informações na sua forma digital, bem como obter condições de expandir nossos conhecimentos por meio de técnicas nunca antes imaginadas.

Nesta Edição n. 44, a Revista Seleção Documental traz estas informações em seus artigos, onde, no primeiro trabalho, os autores apresentam um estudo matemático para efetuar as especificações de sinais de radiofrequência e orçamento de enlace com este tipo de sinal. Estes sinais são usados pelas tecnologias comerciais de sensores industriais sem fio, e a técnica mostrada no artigo traz equações para os cálculos de especificações com simulações efetuadas para obtenção do alcance máximo destes sinais, contribuindo para a comunicação entre maquinas, o que está sendo atualmente conhecido como a ‘Internet das coisas’.

No segundo artigo, os autores apresentam uma técnica de Inteligência Artificial denominada de Realidade Aumentada (RA). Esta técnica, dentro da realidade virtual vem se destacando, principalmente no que se refere à sua utilização em vários setores, inclusive na Educação, que é a área indicada no artigo. Segundo os autores, a proposta deste estudo foi viabilizar o uso de RA com os dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones. Dessa forma a pesquisa direciona a aplicação da RA para a educação, área na qual os autores criaram uma aplicação. Nesta pesquisa, os autores fazem um estudo sobre a usabilidade da aplicação RA nos dispositivos móveis e uma pesquisa de opinião foi realizada em grupos de alunos com os resultados evidenciados no trabalho.

No terceiro e último artigo desse volume, os autores apresentam uma Interface gráfica que foi desenvolvida para a simulação de um Subsistema de Planejamento pertencente a um Sistema de Navegação e Controle de um Robô Móvel Autônomo. A Interface gráfica simula o planejamento da trajetória do Robô, que é composto por três subsistemas e uma base de dados. Nesse trabalho, os autores relatam que a Interface gráfica tem o objetivo de demonstrar o funcionamento do Subsistema de Planejamento, considerando um ambiente sem obstáculos, e assim simular os movimentos do Robô em um ambiente real.

A Revista Seleção Documental, neste numero 44, traz relevantes trabalhos com promissores resultados e assim cumpre mais uma etapa no seu papel de divulgar e documentar artigos científicos de pesquisas desenvolvidas no Brasil, principalmente na importante área de Inteligência Artificial e novas tecnologias.

 

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho