Seleção Documental - nº 48

Editorial

Novas técnicas e diferentes métodos de abordagens aparecem a cada dia na área da tecnologia industrial. Estas inovações tecnológicas são frutos de pesquisas fundamentadas em estudos que ultrapassam o raciocínio clássico e avançam em direção ao não convencional. As lógicas não clássicas, as técnicas computacionais complexas e as modernas análises de empreendedorismo de formar empresas (startup) são assuntos do nosso cotidiano.  Se, ao que tudo indica, esses avanços tecnológicos vieram para ficar, devemos entendê-los para que assim possamos utilizá-los de modo sustentável e ainda sermos capazes de apresentar criticas e soluções, frentes as consequências que estas inovações trazem a nossa vida e ao planeta terra.

A Revista Seleção Documental em seu numero 48, traz pesquisas sobre o tema e, em seu primeiro artigo trata da questão da inovação tecnológica na qual se utiliza técnica aplicada em controladores industriais com base na lógica Paraconsistente. Segundo os autores, esta inovação que utiliza a Lógica Paraconsistente tem despertado grande interesse em especialistas na área de automação industrial por não tratar os sinais de informação por meio de estados lógicos binários, mas estados lógicos de multivalores. Segundo os autores, devido a esta, e a outras características, os algoritmos dessa lógica são aptos a atuarem em Sistemas Supervisórios para o controle de processos industriais com alto nível de produtividade.

No segundo artigo, os autores trazem um interessante trabalho de pesquisa no qual utilizam um Software construído com algoritmos da Lógica Paraconsistente para identificar lideranças internas em uma empresa Startup de Tecnologia. Segundo os autores, este Software apoia a decisão da seleção de líderes. Os autores consideram, esta tarefa efetuada pelo Software, de extrema importância, pois, diante da competitividade observada no mundo corporativo, as empresas que promoverem seus colaboradores a partir de suas competências serão beneficiadas por decisões mais eficientes. No artigo é mostrado o resultado obtido  da aplicação do Software em um caso estudado.

No terceiro artigo desta edição da Revista Seleção Documental, os autores mostram uma configuração de algoritmos denominados de Células Neurais Artificiais Paraconsistentes (CNAPs), que tem a capacidade de simular funções matemáticas utilizadas nas análises e tratamentos de sinais de dados analógicos. No artigo os autores apresentam os resultados de simulações de uma célula especial que é treinada para que suas variações resultantes na saída se mostrem com comportamento de um integrador e um diferenciador. Segundo os autores esta técnica pode vir a ser uma alternativa viável para reproduzir com melhores definições os sinais de funções matemáticas utilizadas em sistemas de controle de automação das maquinas industriais, o que dará maior eficiência aos seus controles.

Os artigos desta publicação mostram resultados relevantes, apresentados com fundamentações teóricas e cientificas. Portanto, são ideias inovadoras criadas por pesquisadores no Brasil e contribuem para as aplicações tecnológicas que necessitam de adaptações para o aumento da eficiência e segurança, o que nos pode trazer uma produção sem desperdícios e com aproveitamento máximo de energia limpa e sustentável, sem agressão ao nosso planeta. Dessa forma, a Revista Seleção Documental, em seu número 48, cumpre a sua missão de documentar e promover a divulgação das relevantes pesquisas produzidas no Brasil na área da Inteligência Artificial e novas tecnologias.

 

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho