Seleção Documental - nº 46

Editorial

O avanço da tecnologia na construção de circuitos integrados (chips) e os métodos de tratamento de dados – bem como as novas mídias e os sistemas de automação e controle – facilitam as tarefas cotidianas, trazendo benefícios para a humanidade. No entanto, paralelo a estes benefícios, existem graves problemas que também vão surgindo e que exigem uma resposta imediata e soluções adequadas sob o risco de que a intensidade e a magnitude de seus efeitos maléficos possam anular os benefícios obtidos. A solução para estas questões tem um único caminho que é o que direciona aos estudos e pesquisas aprofundadas que nos leve ao conhecimento sobre o problema e a sua origem. Desta forma, é possível propor o desenvolvimento de técnicas capazes de amenizá-los. Um desses problemas é a informação traduzida por bits digitais que a cada dia se apresenta em grande quantidade, ocupando espaço físico e/ou virtual. Muitas dessas informações não podem ser descartadas e, portanto, necessitam de novas formas de armazenamento ou de representação que amenize a alta energia dispendida para a sua manutenção. Para este problema as pesquisas que investigam novas formas de tratamento de sinais que possam comprimir a informação ou extrair de forma inteligente somente a informação de interesse é de extrema importância.

A Revista Seleção Documental, no seu volume numero 46, traz o primeiro artigo no qual os autores traduzem esta preocupação mais diretamente com o aumento de informação pela WEB e também em ambientes computacionais privados de empresas. Destacam os autores, que os documentos, sejam em forma textual, áudio ou imagens irão somente aumentar com o passar do tempo e tratam o fato de que o número de usuários de computadores/internet, assim como as diferentes tecnologias, vem causando um aumento de informação extremamente grande. Devido a essa quantidade de informação existente e que somente tende a crescer, existe a necessidade de se desenvolver técnicas que sejam capazes de encontrar a informação desejada. E, com o objetivo de ajudar a encontrar a informação desejada e de maneira ordenada os autores apresenta em seu artigo um conjunto de algoritmos conhecidos por Learning to Rank, que são aplicados na prática por buscadores da internet. Os autores exploram esses tópicos e verificam o quanto uma técnica denominada stacking poderá ou não ajudar a acurácia final de um algoritmo Learning to Rank.

No segundo artigo desta publicação, os autores apresentam um trabalho que foca o problema psicológico relacionado ao vicio do uso exagerado da internet pelas pessoas no nosso cotidiano. Com este tema os autores mostram os resultados de pesquisa e desenvolvimento de um Aplicativo, portanto, um programa de computador, que utiliza algoritmos baseados em lógica paraconsistente para fazer uma aferição de comportamentos de modo a oferecer ao usuário um diagnóstico sobre este problema e como a pessoa poderá estar sendo afetado por esta condição viciante.

No terceiro e ultimo artigo a A Revista Seleção Documental n. 46 traz uma interessante pesquisa sobre a origem e a evolução dos dígitos do sistema de numeração Indo-Árabe, que são amplamente empregados nos dia de hoje, inclusive nos sistemas de informação e computadores que utilizamos cotidianamente. Ao final o autor mostra considerações nas quais, segundo ele, com a utilização da técnica proposta é possível reduzir o uso de hardware para até 74% do necessário com o formato da numeração atual.

Com estes três artigos que tratam de pesquisas e desenvolvimento sobre as tecnologias inovadoras e seus novos problemas que afetam diretamente o ser humano a Revista Seleção Documental, em seu numero 46, marca mais uma etapa no seu objetivo principal que é divulgar e documentar os relevantes resultados de pesquisas produzidas no Brasil.

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho