Seleção Documental - nº 47

Sobre

Editorial

Os avanços recentes na tecnologia trouxeram novos tipos de programação de Controladores Programáveis (CP) aumentando a eficiência dos controles das máquinas de produção industrial. Com isso, novas Normas para a programação dessas máquinas foram criadas para atender a demanda de novos métodos que utilizam não somente a lógica clássica, mas outros tipos de lógicas não clássicas que extrapolam as condições binárias de dois estados: falso ou verdadeiro.

O primeiro artigo da Revista Seleção Documental, no seu número 47, trata desta questão referente às aplicações de lógicas diferentes da Clássica e traz um trabalho que envolve programação de lógica paraconsistente em Controladores Programáveis (CP). Segundo os autores, a utilização desta lógica não clássica aumenta a eficiência dos controladores e facilita a sua técnica de programação.

No segundo artigo, os autores trazem um interessante trabalho de pesquisa no qual utilizam um Simulador para efetuar estudos sobre o tempo de produção de uma peça estampada em um processo de célula automatizado.

O terceiro artigo traz uma inovação na área de Inteligência Artificial conhecida como “realidade aumentada”. Esta técnica utiliza procedimentos de realidade virtual e a cada dia ganha atenção da comunidade científica pelas diversas aplicações abrangendo varias áreas do conhecimento. Os autores mostram sua utilização na área do ensino e os bons resultados obtidos na área da educação.

O quarto e ultimo artigo desta edição traz um trabalho que envolve técnicas de análises de eficiência energética em edificações. Os autores mostram o desenvolvimento de um software que efetua análises em sistemas com resfriadores de líquidos aplicados na indústria. O protótipo apresentado é dedicado ao controle da eficiência energética trazendo soluções para o problema de climatização de ambientes industriais de modo sustentável.

Nesta publicação, os quatro artigos trazem resultados de pesquisas com o intuito de obter tecnologias inovadoras e que possam oferecer desenvolvimento com sustentabilidade com o menor dano ao ambiente. E assim, a Revista Seleção Documental, em seu número 47, no seu décimo segundo ano de lançamento alcança mais um degrau na sua missão de fazer uma criteriosa documentação e a pronta divulgação das pesquisas produzidas no Brasil.

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho