Seleção Documental - nº 49

Sobre

Editorial

Pesquisas e desenvolvimentos em Inteligência Artificial têm mostrado resultados surpreendentes em diversas áreas do conhecimento. A atuação da engenharia de controle e automação colabora para o aumento do índice de eficiência dos equipamentos, capazes de produzir tarefas em ambientes insalubres e que trazem fadiga ao ser humano. Novas pesquisas utilizando técnicas com base em lógicas não clássicas como a paraconsistente e a Fuzzy têm mostrado resultados que abrem um novo campo de aplicação em Inteligência Artificial. O aprimoramento das técnicas tem se solidificado com a união de novos fundamentos lógicos para obtenção de inovadores modelos de controle e automação, que por sua vez resultam em produção com qualidade e mínimo consumo de energia. A procura por melhores resultados em controle de maquinas e equipamentos está diretamente relacionada à preocupação com o reaproveitamento energético. Isto porque a utilização de melhores técnicas de controle e de novas formas de monitoramento das variáveis que indicam o estado critico de sistemas de energia são primordiais para aumentar o rendimento de fontes energéticas e evitar desperdícios.

A Revista Seleção Documental em seu numero 49, traz pesquisas e resultados destes estudos que tratam de lógicas não clássicas, qualidade de energia elétrica e maximização de uso de fontes ociosas de energia em linhas de telecomunicações.

Em seu primeiro artigo os autores trazem uma proposta da união de duas lógicas clássicas para formar um controle híbrido. Segundo os autores esta técnica expande a forma como as máquinas interagem com o meio físico, aproximando-se cada vez mais de uma imitação da natureza. Os autores propõem um Controlador fundamentado em lógica paraconsistente e lógica Fuzzy. A união destas duas técnicas permite rapidez para tratar situações incertas oferecendo maior eficiência ao controle.

No segundo artigo, os autores trazem um trabalho de pesquisa de P&D-Pesquisa e Desenvolvimento no qual é feito um minucioso estudo. Neste trabalho, foi construído um software dedicado para monitorar banco de capacitores instalados em sistema de transmissão de energia elétrica. Segundo os autores, esta aplicação aumenta o nível de qualidade da energia elétrica oferecida pela concessionária por meio de uma monitoração contínua das variáveis do Banco de capacitores e seus reflexos nas linhas de transmissão do sistema. Com isso, é possível oferecer condições de antecipar falhas que possam ocasionar prejuízo na transmissão.

No terceiro artigo, os autores apresentam uma técnica de simulação e estimação que permite assinalar as vantagens do reaproveitamento de pontos ociosos de fontes de energia elétrica. Segundo os autores, estas fontes de energia foram inicialmente utilizadas nas linhas de transmissão de sinais em telecomunicações que, ao receberem a instalação de novas tecnologias, ficaram inoperantes. Os autores indicam as melhores condições de serem reutilizadas e como fazer o reaproveitamento destas fontes.

Todos os três artigos apresentados nesta edição trazem ideias atuais, propostas e resultados muito interessantes e com possibilidades de utilização imediata. As abordagens mostram resultados relevantes que contribuirão para as pesquisas em Inteligência Artificial e novas tecnologias.

A Revista Seleção Documental, em seu número 49 está no seu décimo terceiro ano e com muito orgulho cumpre mais uma etapa na sua missão de documentar e divulgar os trabalhos de pesquisa cientifica desenvolvidos no Brasil.

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho